Setor de serviços registra 3ª alta em agosto, diz IBGE
Apesar do volume, resultado ainda não é suficiente para recuperar as perdas

Foto: Reprodução
O volume do setor de serviços aumentou e registrou a terceira alta consecutiva em agosto, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (14).
As altas acumulam 11,2%, contudo, o resultado ainda não é o suficiente para recuperar as perdas entre fevereiro e maio, que foi de - 19,8%.
Entre os destaques estão os serviços prestados às famílias (33,3%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,9%). Os demais avanços vieram dos serviços profissionais, administrativos e complementares (1,0%) e de outros serviços (0,8%).
Por outro lado, o único resultado negativo em agosto ficou com os serviços de informação e comunicação (-1,4%).
Ao ser comparado com 2019, o volume de serviços teve uma queda de 10%. Segundo o IBGE, houve quedas em quatro das cinco atividades:
Os serviços prestados às famílias (-43,8%), os serviços profissionais, administrativos e complementares (-14,0%) e os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-8,5%) foram as principais influências negativas sobre o volume total de serviços.