Show com 5 mil pessoas em Barcelona deixa apenas 6 infectados com Covid-19
Estudos confirmaram que quatro delas foram infectadas em outro lugar, e não no show

Foto: Reprodução/ Getty Images
Como é que um show com um público estimado em 5 mil pessoas em meio à pandemia deixa apenas seis infectados por Covid-19? É o que responde os pesquisadores na Espanha, que afirmam não ter detectado sinais expressivos de infecção por coronavírus entre as pessoas que participaram do show teste no mês passado.
Os seis testaram positivo para a doença 14 dias depois de assistir ao concerto em Barcelona, e os cientistas pontuam que essa foi a menor incidência, se comparada com a população em geral.
No entanto, quatro dessas pessoas confirmadas para a doença, foram infectadas em outro local, e não no show, segundo os pesquisadores da Fundação de Combate à Aids e Doenças Infecciosas e do Hospital Universitário Germans Trias i Pujol.
O evento foi permitido pelas autoridades espanholas como parte de um projeto de pesquisa. Os participantes usavam máscaras, mas não precisaram manter distanciamento social.
"Não há evidências que houve transmissão durante o evento", disse o especialista em doenças infecciosas Josep Maria Llibre, um dos pesquisadores, em entrevista coletiva na terça-feira (27).
O especialista explica que, nos 14 dias após o show, foram detectados seis casos positivos. Isso, disse ele, é uma incidência cumulativa de 131 por 100 mil habitantes, em comparação com os 260 casos por 100 mil habitantes que Barcelona registrou no dia do concerto.
Mas quais medidas foram adotadas?
No dia do show, todos os participantes tiveram que se submeter a um teste de antígeno, que é mais rápido e mais simples do que os exames PCR. Esse teste não requer análises laboratoriais e seus resultados são revelados em 15 minutos.
Somente aqueles que tiveram teste negativo foram autorizados a entrar no concerto. Os trabalhadores do evento e os convidados também se submeteram ao teste.
Pontos de controle e verificação de temperatura também foram colocados nas entradas.
Os organizadores entregaram aos participantes máscaras do tipo FFP2, que são descartáveis e capazes de filtrar 94% das partículas transportadas pelo ar. Garrafas de álcool gel também foram disponibilizadas para o público.