• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Sociedade Brasileira de Cardiologia divulga nota de esclarecimento sobre o medicamento Losartana

Sociedade Brasileira de Cardiologia divulga nota de esclarecimento sobre o medicamento Losartana

O medicamento teria sido recolhido por apresentar possibilidade de impurezas nos referidos lotes

Por Da Redação
Ás

Sociedade Brasileira de Cardiologia divulga nota de esclarecimento sobre o medicamento Losartana

Foto: Reprodução/Sanofi Medley

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o seu Departamento de Hipertensão Arterial (DHA) divulgaram, através de nota, explicações sobre as notícias veiculadas nas mídias sociais referentes ao recolhimento dos lotes de medicamentos contendo a losartana ou a combinação fixa losartana e hidroclorotiazida da indústria farmacêutica Sanofi-Medley. De acordo com a empresa, o medicamento teria sido recolhido por apresentar possibilidade de impurezas nos referidos lotes.

Através do comunicado, a SBC ainda retificou que, até o momento, não foram relatados problemas semelhantes em outros medicamentos pertencentes à classe de bloqueadores dos receptores de angiotensina em nosso país, ou mesmo de losartana em monoterapia ou combinação por outras indústrias farmacêuticas.

Sobre a metanálise recém publicada (Sipahi I. PLoS ONE 2022 17(3): e0263461. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0263461), que discute a eventual associação entre risco de câncer e uso cumulativo dos BRA, foi considerado que o método usado não é ideal para essa avaliação, com inúmeros fatores de confusão podendo interferir nos resultados.

"A posição atual da SBC/DHA, sempre pautada nas evidências científicas e com base nas informações divulgadas até o momento, é de não haver fatos ou evidências que recomendem a modificação da estratégia terapêutica no que tange aos medicamentos pertencentes a essa classe farmacológica, mas ressalta que os lotes mencionados em comunicado da Sanofi-Medley devem ser substituídos e recolhidos conforme orientação da própria empresa", diz trecho da nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.