Solicitação de reaplicação do Enem começa nesta segunda-feira (21); saiba como fazer
Prazo termina na próxima sexta-feira (25)

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Os participantes que tiveram problemas logísticos e doenças infectocontagiosas, como a Covid-19, poderão pedir a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir desta segunda-feira (21). As solicitações devem ser feitas na página do participante até a próxima sexta-feira (25).
Como informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o direito à reaplicação depende das condições expostas no edital. Dentre elas, estão: pessoas que foram afetada por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica.
Aqueles que faltaram ao exame por sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital também poderá entrar com a solicitação. Conforme o Inep, as enfermidades que respaldam a reaplicação são: Covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
Nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão avaliados pelo Inep. Para os problemas logísticos, o Instituto vai analisar as solicitações individualmente, com base nas possíveis intercorrências registradas. Com a aprovação, o estudante terá direito a reaplicação do exame, marcado para os dias 10 e 11 de janeiro.
O Enem, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).