Spotify: aplicativo de música e podcast suspende atividades na Rússia
Decisão é motivada pelo prolongamento do conflito com a Ucrânia, que dura 29 dias

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
O Spotify anunciou nesta sexta-feira (25) a decisão de suspender os serviços na Rússia em razão do conflito vivido com a Ucrânia. A reação acontece após uma nova lei ser sancionada no país que criminaliza comunicados que possam “descreditar” o serviço militar russo.
No começo do mês, a plataforma de streaming já havia comunicado a decisão de fechar o escritório na Rússia por causa dos ataques à Ucrânia. O conflito já dura 29 dias.
“Infelizmente, uma nova lei que restringe ainda mais o acesso à informação, elimina a liberdade de expressão e criminaliza informações coloca em risco a segurança dos funcionários do Spotify”, comunicou a empresa.
O Spotify afirmou, no entanto, “que continua acreditando que é extremamente importante tentar manter o serviço operacional na Rússia para fornecer informações confiáveis e independentes da região”.
No dia 6 de março, a empresa de streaming Netflix também anunciou que deixaria de oferecer o serviço em território russo. “Dadas as circunstâncias, nós decidimos suspender nossos serviços na Rússia”, informou a plataforma em comunicado.
A companhia ainda não especificou o que irá acontecer com os assinantes existentes no país ou quando as atividades serão retomadas no país europeu.