• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • STF dá 48 horas para MEC informar sobre reabertura de inscrições do Enem para isentos

STF dá 48 horas para MEC informar sobre reabertura de inscrições do Enem para isentos

O MEC não havia autorizado a inscrição gratuita a quem faltou ao último exame por causa da pandemia de coronavírus

Por Da Redação
Ás

STF dá 48 horas para MEC informar sobre reabertura de inscrições do Enem para isentos

Foto: Reprodução/ Gabriel de Paiva / Agência O Globo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou o prazo de até 48 horas para que o Ministério da Educação (MEC) apresente informações sobre o cumprimento da decisão que suspendeu a exigência de justificativa de falta para que candidatos fiquem isentos do pagamento de taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. 

O partido Rede Sustentabilidade e a organização Educafro, em manifestações enviadas ao Supremo na última sexta-feira (17), afirmaram à Corte que o governo federal não cumpriu a ordem para reabrir integralmente a inscrição de isentos para o exame. Ambos defendem que o STF dê um prazo para que o MEC garanta a reabertura do período de inscrição para os candidatos que podem pedir para serem liberados do pagamento de forma geral.

O STF já havia decidido no dia 4 deste mês, por unanimidade, pela reabertura do prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem de 2021 para estudantes de baixa renda, sem que seja necessário justificar a ausência no exame de 2020.

O MEC não havia autorizado a inscrição gratuita a quem faltou ao último exame por causa da pandemia de coronavírus. Com isso, o Enem deste ano (2021) teria apenas 3,1 milhões de candidatos, o menor número desde 2005. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.