STF exclui delação de Palocci de ação contra Lula na Lava Jato

A medida investiga a suposta doação de dois imóveis ao ex-presidente

Por Da Redação
Ás

STF exclui delação de Palocci de ação contra Lula na Lava Jato

Foto: Agência Brasil

A segunda turma do Supremo Tribunal Federal decidiu excluir a delação do ex-ministro Antonio Palocci da ação penal. A medida investiga a suposta doação de dois imóveis ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela empreiteira Odebrecht como contrapartida por contratações irregulares da Petrobras.

A decisão que foi por dois votos a um,  apura que os imóveis seriam um terreno destinado a abrir a sede do Instituto Lula em São Paulo e um apartamento em São Bernardo do Campo.

Na sessão desta terça-feira (4), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido. Os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram a favor. 

“Verifica-se que o acordo foi juntado aos autos da ação penal cerca de três meses após a decisão judicial que o homologara. Essa demora parece ter sido cuidadosamente planejada pelo magistrado para gerar verdadeiro fato político na semana que antecedia o primeiro turno das eleições presidenciais de 2018", argumentou  Mendes. 

Anteriormente, em outubro de 2019, o relator, Fachin negou um pedido apresentado pela defesa do ex-presidente Lula com o objetivo de suspender ação penal em tramitação na 13ª Vara Federal de Curitiba  em que se apura se houve, por parte do réu, recebimento de propina da empresa Odebrecht. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.