STF julga na quarta (20) ações sobre bloqueio do WhatsApp

As contas são de usuários investigados por diversos crimes

Por Da Redação
Ás

STF julga na quarta (20) ações sobre bloqueio do WhatsApp

Foto: Reprodução

Duas ações que contestam a validade de decisões judiciais que determinaram o bloqueio do aplicativo WhatsApp em todo o país poderão ser julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quarta-feira (20). A decisão da Corte deverá esclarecer se a Justiça pode impedir o funcionamento temporário do aplicativo devido à recusa de entrega de informações de usuários investigados por diversos crimes.

Os processos são relatados pela ministra Rosa Weber e pelo ministro Edson Fachin.

Magistrados, em todo o país, determinam a quebra de sigilo de usuários que são investigados e obrigam o Facebook, que é proprietário do aplicativo, a repassar os dados das conversas com outros usuários à Justiça. No entanto, o aplicativo alega que não pode cumprir a decisão, porque as mensagens são criptografadas de ponta-a-ponta, ou seja, não podem ser interceptadas por terceiros e não ficam armazenadas nos sistemas da empresa.

Como o Facebook não disponibiliza os conteúdos, os juízes acabam determinado o bloqueio do aplicativo, deixando milhões de pessoas sem conexão. As decisões são amparadas no Marco Civil da Internet, aprovado em 2014. Em um dos artigos, a norma obriga o provador responsável a disponibilizar os dados após a decisão judicial.

De acordo com o Ministério Público e a polícia, o aplicativo é usado para a prática de crimes e os ilícitos devem ser impedidos.

Os partidos Cidadania e PL protocolaram as ações. As legendas sustentam que o aplicativo funciona como um meio de comunicação e não pode ser interrompido para todos os usuários. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário