STF suspende operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro durante pandemia

Caso haja operação, existe pena de responsabilização civil e criminal

[STF suspende operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro durante pandemia]

FOTO: Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (5), suspender as operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro durante o período de pandemia do novo coronavírus. Caso haja operação, existe pena de responsabilização civil e criminal. A decisão do ministro Edson Fachin veio após o pedido do Partido Socialista Brasileiro Nacional (PSB).

De acordo com a decisão, somente em casos extraordinários as operações podem acontecer, mas que sejam adotados cuidados excepcionais, devidamente identificados por escrito pela autoridade competente, para não colocar em risco ainda maior população, a prestação de serviços públicos sanitários e o desempenho de atividades de ajuda humanitária. 

O Estado do Rio de Janeiro deve elaborar e encaminhar ao STF, no prazo máximo de 90 dias, um plano visando à redução da letalidade policial e ao controle de violações de direitos humanos pelas forças de segurança fluminenses, que contenha medidas objetivas, cronogramas específicos e previsão dos recursos necessários para a sua implementação.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Luis Fonsi lança

Grandes vozes da música latina mundial compartilham aguardada colaboração

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!