STF torna ré mulher que insultou Flávio Dino em avião

Decisão foi tomada em unanimidade pela Primeira Turma do Supremo

Por Da Redação
Às

STF torna ré mulher que insultou Flávio Dino em avião

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, tornar ré a mulher que insultou o ministro Flávio Dino durante um voo em São Luís, no Maranhão.

A acusada é Maria Shirlei Piontkievicz, enfermeira e servidora do governo do Paraná. Ela responderá pelos crimes de injúria, incitação ao crime e atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo.

A Primeira Turma é composta pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. A decisão foi tomada em dezembro, mas publicada apenas na última sexta-feira (16) e encaminhada à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta segunda-feira (19).

Segundo a assessoria do ministro, o episódio ocorreu em um voo com destino a Brasília. Maria Shirlei teria entrado na aeronave gritando que o avião “estava contaminado” e afirmando que “não respeita essa espécie de gente”. Ainda de acordo com a equipe de Dino, ela apontava para o ministro e dizia frases como “o Dino está aqui”, numa tentativa de incitar os demais passageiros.

A mulher teria avançado em direção ao ministro e foi contida por um segurança. Ela integrava um grupo de turistas. A conduta só teria cessado após advertência da aeromoça chefe de cabine.

Um policial federal foi acionado e entrou na aeronave. Na ocasião, a assessoria informou que “todas as medidas cabíveis foram adotadas pelas autoridades competentes”.

Maria Shirlei foi indiciada pela Polícia Federal, e o processo foi instaurado no STF no dia seguinte ao episódio. Após a denúncia apresentada pela PGR, o caso foi analisado pela Primeira Turma. Flávio Dino não participou da votação por ser parte diretamente envolvida no processo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.