Suely Temporal assume ABI e quebra barreira histórica de 95 anos
Farol da Bahia conversou com a primeira mulher a frente do cargo; confira

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A recém-empossada presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Suely Temporal, comemorou nesta segunda-feira (15), em entrevista ao Farol da Bahia, o fato de ser a primeira mulher a assumir a presidência da entidade em 95 anos de história.
Apesar de destacar a grande responsabilidade que passa a ter, ela afirmou que o marco simboliza a conquista de mais espaço pelas mulheres em posições de liderança na sociedade.
“(...) Espero poder corresponder às expectativas. É muito importante o fato de uma mulher estar pela primeira vez neste cargo. Isso reflete o nosso tempo atual, no qual as mulheres desempenham um papel cada vez mais importante. A luta pela equidade de gênero não é uma pauta exclusiva das mulheres, mas também dos homens, na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e humana”, afirmou.
Suely Temporal era segunda vice-presidente da ABI e assumiu a presidência na última quarta-feira (10), sucedendo o jornalista Ernesto Marques.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ela comandará a instituição no triênio 2025-2028 e terá como principal objetivo preparar o centenário da entidade, que será celebrado dentro de cinco anos, além de ampliar a base de associados.
Valorização do jornalismo
O desafio central da gestão, segundo Suely Temporal, será a valorização da imprensa e dos profissionais, sobretudo em um cenário de avanço das notícias falsas nas redes sociais.
Ela também destacou a importância de defender a liberdade de expressão e reafirmar o papel da imprensa como um dos pilares da democracia.
“O desafio é justamente mostrar à sociedade que o jornalismo ético e responsável nunca foi tão importante para o enfrentamento das fake news. A imprensa é um dos pilares do Estado democrático porque assegura o direito da sociedade à informação, e o papel da ABI é justamente esse: defender uma imprensa livre, ética e responsável”, concluiu.