Sul e Sudeste têm chuva intensa com avanço de ciclone no fim de semana; confira a previsão nas demais regiões do país
A Defesa Civil de São Paulo recomendou que áreas costeiras expostas devem ser evitadas

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Costa do Sul e Sudeste terão o fim de semana marcado por ciclone extratropical. No sábado (8), o fenômeno causa chuva intensa e ventos de até 100km/h, podendo chegar até 115km/h no litoral paulista. A partir de domingo (9), nas demais regiões terá uma melhora gradual com calor e pancadas típicas de primavera predominam.
A Defesa Civil de São Paulo recomendou que áreas costeiras expostas devem ser evitadas. Os moradores também foram alertados sobre chuvas e rajadas de vento na noite desta sexta-feira (7). Áreas com temporais, há risco de alagamentos,descargas elétricas e granizo localizado, segundo o Climatempo.
Confira a previsão do tempo nas regiões para este fim de semana:
O Sul do país terá um sábado de chuva e ventania. O tempo se estabiliza a partir de domingo, podendo chover fraco e isolado na faixa litorânea. As temperaturas ficam amenas no leste e mais elevadas no oeste, sobretudo no Paraná.
No Sudeste a instabilidade será maior devido ao ciclone e ao fluxo de umidade vindo do Norte. No sábado, são esperadas rajadas de vento de 80 a 100 km/h em porções de São Paulo, Rio de Janeiro, sul e Triângulo de Minas Gerais.
No domingo, o sul do estado de SP e o litoral fluminense ainda terão chuva fraca e isolada, mas o tempo fica mais estável. O calor retorna gradualmente no interior paulista e no norte mineiro.
Já no Centro Oeste, a frente fria canaliza a umidade amazônica e mantém o tempo carregado no sábado. Pancadas moderadas a fortes pela manhã, com risco de temporais em pontos isolados do Mato Grosso do Sul, na metade leste de Mato Grosso e Goiás.
O tempo melhora em MS no domingo, com chuva fraca no norte do estado, à noite. MT e GO seguem com pancadas moderadas, principalmente à tarde. O calor e abafamento predominam em todas a região.
No Nordeste, o sábado tem instabilidade no sul e oeste da Bahia, com pancadas fortes e riscos de temporais. No sul do Piauí e do Maranhão, a chuva é mais fraca e isolada. O restante da região tem tempo aberto, seco e quente.
A chuva se espalha para o interior baiano no domingo, com trovoadas e pancadas localizadas. Nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, o tempo segue firme e muito quente, com umidade baixa.
Por fim, no Norte há chuva isolada no interior do Amazonas e pancadas no sul de Rondônia e Tocantins. À tarde as instabilidades ganham força em Rondônia, Acre, Amapá e sul do Pará.
E no domingo, haverá chuvas mais intensas no oeste do Amazonas e Acre, com volumes elevados e risco de temporais. Rondônia também tem pancadas mais fortes ao longo do dia. No Tocantins, o calor predomina e a chuva perde força.


