• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Suplemento para ganho de massa muscular revela eficácia na prevenção contra demência, aponta estudo

Suplemento para ganho de massa muscular revela eficácia na prevenção contra demência, aponta estudo

Pesquisa com camundongos revela que o HMB evitou o aparecimento de placas do Alzheimer no cérebro

Por Da Redação
Às

Suplemento para ganho de massa muscular revela eficácia na prevenção contra demência, aponta estudo

Foto: Reprodução/iStock

A relação entre corpo e mente ganha um novo destaque com a descoberta de neurologistas da Universidade de Rush, nos Estados Unidos. Em uma pesquisa recente, o suplemento para ganho de massa muscular HMB (beta-hidroxi beta-metilbutirato) mostrou-se eficaz na prevenção contra a demência em estudos com camundongos.

De acordo com a investigação publicada no periódico Cell Reports em 11 de julho, o HMB foi capaz de prevenir o declínio cognitivo e evitar o aparecimento de placas de proteínas características do Alzheimer no cérebro dos roedores. 

O neurologista Kalipada Pahan, um dos autores do estudo, explicou que após o consumo oral, o HMB entra no cérebro e aumenta proteínas benéficas, restaurando conexões neuronais e melhorando a memória e o aprendizado nos camundongos com patologia semelhante ao Alzheimer.

A acumulação de proteínas beta-amilóide e tau em certas regiões do cérebro está associada ao aparecimento de doenças neurodegenerativas. O uso de HMB nos camundongos melhorou a capacidade de aprendizado e a memória espacial, indicando benefícios potenciais não apenas para a prevenção da demência, mas também para a melhoria da memória.

O HMB é frequentemente utilizado por fisiculturistas devido à sua capacidade de induzir a formação de músculos, e os neurologistas enfatizam que o suplemento é considerado seguro mesmo após uso prolongado e não apresenta efeitos colaterais conhecidos.

Para os pesquisadores, os resultados obtidos podem abrir um caminho promissor para o tratamento da doença de Alzheimer, oferecendo uma das abordagens mais seguras e fáceis para interromper a progressão da doença e proteger a memória em pacientes afetados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.