Supremo anula cobrança automática de contribuições a sindicatos

Tal medida foi imposta pelo ministro Lewandowski

Por Da Redação
Ás

Supremo anula cobrança automática de contribuições a sindicatos

Foto: Reprodução

Em liminar, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski decidiu em liminar anular cláusulas de 1 dissídio coletivo homologado pelo CD Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) que estabeleciam o desconto automático em folha de contribuições sindicais e assistenciais, de acordo com informações divulgadas  pela Folha de S.Paulo.

O dissídio foi definido pelo TRF-2 depois de acordo entre o Sindicato Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) e o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo (Seprosp), em agosto deste ano.

Para a turma, “os trabalhadores não precisam autorizar expressa e individualmente o desconto das contribuições assistencial e sindical de seus respectivos salários, sendo suficiente (…) a decisão tomada nas assembleias da categoria”. 
 

Essa decisão de Lewandowski, dada em 27 de setembro, atendeu a 1 pedido da empresa Thompson Reuters, que solicitou ao Supremo a anulação das 3 cláusulas do acordo que fazem referência às contribuições, sob o argumento que elas contrariavam a jurisprudência da Corte e limitavam a liberdade de associação.

Alem disso, ele citou resoluções anteriores do Supremo que afirmam ser inconstitucional que acordos ou convenções coletivas imponham compulsoriamente o pagamento das contribuições assistenciais e sindicais.

“Parece-me que o acordo homologado, nos pontos em que é contestado, (…) ofende, de maneira incontestável, a autoridade desta Corte”, afirmou.

Com isso, o ministro suspendeu os efeitos das cláusulas até que o Supremo tenha uma decisão final sobre o caso. Na prática, o pagamento das 3 contribuições passa a não ser obrigatório para toda a categoria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.