Taiwan acusa China de invadir limites marítimos com aviões e navios militares

Governo chinês já havia feito exercícios de guerra em região vizinha à ilha no dia anterior

[Taiwan acusa China de invadir limites marítimos com aviões e navios militares]

FOTO: Reprodução/Twitter @remilitari

O governo de Taiwan acusou navios militares e aviões chineses de cruzarem nesta sexta-feira (5) a linha mediana do estreito que marca a fronteira entre a ilha e a China continental. 

Em comunicado, o Ministério da Defesa de Taiwan afirmou que, nas primeiras horas da manhã, "vários grupos de aeronaves e navios de combate realizaram exercícios ao redor do Estreito de Taiwan e cruzaram a linha média do estreito". 

"Este exercício militar chinês, seja lançando mísseis balísticos ou cruzando a linha média do estreito, é um ato altamente provocativo", acrescentou.

As forças armadas chinesas já haviam feito exercícios militares com munição em torno de Taiwan nesta quinta-feira (4).

O governo de Taiwan confirmou que Pequim lançou 11 mísseis balísticos nas proximidades da ilha. Navios da marinha chinesa e aeronaves chegaram a cruzar, por alguns instantes, a linha do Estreito de Taiwan, que marca a fronteira entre os dois países.

As ações chinesas afetaram 900 voos e rotas de navios da região. Em comunicado, o governo de Taiwan informou que diversos portais nacionais têm sido alvos de hackers. 

Já a China defendeu as medidas como “justas e necessárias”. "Na atual briga por conta da visita de Pelosi a Taiwan, os Estados Unidos são os provocadores e a China é a vítima", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!