Talibã nomeia enviado à ONU e pede para discursar em nome do Afeganistão
Grupo tomou controle do país em 15 de agosto. Sua participação precisa ser aprovada por um comitê interno das Nações Unidas

Foto: Reprodução/G1
O Talibã pediu para se dirigir aos líderes mundiais nas Nações Unidas em Nova York, nesta semana, e nomeou um de seus porta-vozes, Suhail Shaheen, baseado em Doha, como embaixador do Afeganistão nas Nações Unidas, segundo uma carta vista pela Reuters nesta terça-feira.
O ministro das Relações Exteriores do governo do Talibã, Amir Khan Muttaqi, fez a solicitação por meio de carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres, na segunda-feira. Muttaqi pediu para se expressar durante a reunião anual da Assembleia Geral, que termina na próxima segunda-feira.
O porta-voz de Guterres, Farhan Haq, confirmou a carta de Muttaqi. Segundo o comunicado, Ghulam Isaczai, "não representa mais" o Afeganistão nas Nações Unidas. Isaczai era o representante estável do governo afegão deposto em agosto, coincidindo com a retirada das tropas americanas do país.
O comitê é integrado por Rússia, China, Estados Unidos, Suécia, África do Sul, Serra Leoa, Chile, Butão e Bahamas. Ainda não é certo que o comitê vá se reunir antes da próxima segunda-feira (27), quando estava prevista a intervenção do Afeganistão no fórum multilateral.