Tarcísio cria 45 vagas comissionadas em órgão presidido por primeira-dama
Medida passa a valer em 1º de dezembro; vagas são para assessoria especial, chefe de gabinete, assessor de imprensa, cerimonial, coordenador de compras

Foto: Reprodução
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criou 45 novos cargos comissionados no Fundo Social de São Paulo (FUSP), órgão presidido pela primeira-dama, Cristiane Freitas.
A medida passa a valer em 1º de dezembro. As vagas são para diversas funções como assessoria especial, chefe de gabinete, assessor de imprensa, cerimonial, coordenador de compras, entre outros.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao lado de sua mulher, Cristiane Freritas durante coletiva no Palacio dos Baneirantes - Eduardo Knapp/Folhapress
O decreto publicado no Diário Oficial no começo de novembro autoriza a reestruturação da entidade, extinguindo 73 cargos existentes e criando 118 vagas, totalizando o saldo de 45 novas ocupações.
À coluna, o governo afirmou que as mudanças no FUSSP fazem parte da modernização administrativa do Estado e que a nova lei permitiu padronizar contratações, encerrar o regime CLT no órgão e regularizar servidores cedidos por outras secretarias. Segundo a gestão, isso foi necessário para ajustar a estrutura do Fundo Social às suas necessidades atuais.
A reforma administrativa é apontada pelo governo como um dos pilares de eficiência da atual gestão. Lançada em 2023 com a promessa de reduzir em 20% os cargos comissionados no estado, ela extinguiu estruturas e redistribuiu funções em diversos órgãos. O governo, porém, ainda não apresentou balanço consolidado sobre a redução líquida no total de postos de confiança.
Criado em 1968, o Fundo Social de São Paulo é um órgão do governo estadual voltado à assistência e à inclusão social. É responsável por programas de capacitação profissional, ações de solidariedade, arrecadação e distribuição de doações, além de projetos como as Praças da Cidadania. A presidência da entidade costuma ser exercida por primeiras-damas.


