TCU alerta para risco de falta de insulina no Brasil a partir de maio

Ministério da Saúde afirmou que iniciou processo de compra emergencial

Por Da Redação
Às

TCU alerta para risco de falta de insulina no Brasil a partir de maio

Foto: Reprodução/Pixabay

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) alerta para o risco de faltar insulina de ação rápida no Sistema Público de Saúde (SUS) a partir de maio deste ano. O medicamento geralmente é usado por pacientes com diabetes tipo 1, quando o pâncreas para de produzir o hormônio. 

Há risco de desabastecimento porque não houve propostas nos pregões abertos em agosto do ano passado e em janeiro deste ano. Assim, dados do Ministério da Saúde encaminhados para a corte de contas apontam para a existência de estoque de insulina análoga de ação rápida somente até o próximo mês.

Auditoria

A fiscalização realizada pelo TCU foi aberta a pedido do Congresso Nacional. O objetivo foi apurar eventuais "irregularidades existentes nas compras, entregas e armazenamento dos medicamentos utilizados no tratamento do Diabetes Mellitus (DM)".

De acordo com o relatório da Corte, havia em estoque 196.015 unidades de insulina de ação rápida. Ao TCU, o Ministério da Saúde informou que iniciou procedimento de compra direta emergencial do remédio, por dispensa de licitação.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.