TCU aponta quase 30 mil indícios de irregulares no uso de recursos do Fundeb
Fundeb é um meio de financiamento da educação básica no Brasil que ajuda a manter as escolas funcionando

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com os tribunais de contas estaduais, encontrou quase 30 mil indícios de irregularidades na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em 2020 e 2021.
O Fundeb é um meio de financiamento da educação básica no Brasil que ajuda a manter as escolas funcionando. É através dele que as contas são pagas, inclusive o salário de professores.
Os indícios de irregularidades verificados vão desde a permanência de pessoas falecidas na folha de pagamentos do fundo até contratação de professores sem formação adequada.
A identificação dos indícios de irregularidades foi possível devido ao uso de uma ferramenta chamada Sinapse (Sistema Informatizado de Auditoria em Programas de Educação), criada pelo TCU em conjunto com tribunais de contas estaduais.
Por meio dessa ferramenta, os tribunais conseguem cruzar e analisar informações de vários bancos de dados para verificar os indícios de irregularidades.
Diante dos casos, os órgãos públicos ligados às possíveis irregularidades deverão prestar esclarecimentos e depois os tribunais vão analisar as respostas e decidir como agir em cada caso.


