TCU deve liberar empenho de despesas para 2021 nesta quarta-feira (2)

Decisão contraria recomendação do Ministério da Economia

[TCU deve liberar empenho de despesas para 2021 nesta quarta-feira (2) ]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O TCU (Tribunal de Contas da União) deve autorizar, na sessão de amanhã (2), que os ministérios empenhem despesas no exercício corrente para pagá-las apenas no ano seguinte, o que é chamado tecnicamente de “restos a pagar.” Essa decisão contraria uma norma do Ministério da Economia, que permite empenhar apenas os gastos que serão executados no próprio ano. 

A norma vinha sendo criticada por integrantes da Esplanada dos Ministérios. O empenho é a primeira etapa da execução orçamentária. Ele é uma garantia de que o governo pagará por um produto ou serviço, coisa que está sendo comum o governo, que frequentemente faz uma série de empenhos ao fim do ano, mas que só serão pagos em 2021. 

Até agora, o governo já desembolsou R$ 106,9 bilhões em restos a pagar. Nos últimos anos, a equipe econômica tem tentado reduzir o total de despesas inscritas em restos a pagar. A decisão do TCU deve liberar o governo para empenhar os R$ 6,1 bilhões, compostos majoritariamente por obras, valor aprovado recentemente pelo Congresso. 

O principal beneficiário deve ser o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), chefiado por Rogério Marinho, com quem Guedes tem desavenças públicas. Esse dinheiro também foi autorizado como parte das negociações do governo com o Congresso. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Homem é preso por suspeita de entrar com bomba na embaixada do Irã em Paris ]

Aconteceu no mesmo dia em que Israel fez ataques ao Irã, mas não há informações se há alguma relação

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!