TCU forma maioria para aprovar privatização da Eletrobras

Apenas o ministro Vital do Rego votou contra

[TCU forma maioria para aprovar privatização da Eletrobras ]

FOTO: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) formou maioria, nesta quarta-feira (18), para aprovar a privatização da Eletrobras. Apenas o ministro Vital do Rêgo votou contra.

Antes do julgamento do mérito, Vital do Rêgo pediu que o tribunal suspendesse o processo até a área técnica do tribunal concluir a fiscalização sobre dívidas judiciais da companhia, o que poderiam causar uma subavaliação da estatal. Os ministros negaram o pedido de suspensão por 7 a 1.

A primeira etapa do processo de análise do TCU já havia sido concluída em fevereiro, enquanto o julgamento desta quarta é a segunda e última análise no plenário do Tribunal e última etapa para o governo seguir adiante com a privatização ainda este ano.

A privatização

O governo optou pela privatização na forma de uma capitalização, ou seja, novas ações da Eletrobras serão ofertados na bolsa de valores sem o acompanhamento da União.

O Congresso já havia dado o aval para o processo em junho do ano passado e, após a aprovação do TCU, a Eletrobras será a primeira grande estatal privatização no governo Bolsonaro. A ideia do governo era iniciar a oferta de ações até 13 de maio, mas pedido de vista de Vital do Rêgo atrasou os planos. Agora, a expectativa é de que a operação aconteça entre junho e, no máximo, agosto.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!