Técnicos relatam dificuldades do Tesouro Nacional para financiar dívida pública
Problema seria a falta de investidores para comprar títulos

Foto: Reprodução
O Tesouro Nacional já sente os sinais da crise, causada pela pandemia do novo coronavírus, e encontra dificuldades para financiar a dívida pública do Brasil. Técnicos que acompanham situação, relatam que está cada vez mais complexo emitir títulos para cobrir o rombo fiscal e refinanciar dívida federal.
O governo também tem enfrentado dificuldades para colocar papéis com vencimentos longos no mercado porque não tem encontrado investidores dispostos a comprar esses títulos.
Nas últimas semanas, o Tesouro cancelou leilões, por conta do cenário de incerteza. Os técnicos vêm alertando que o Brasil não tem capacidade de se endividar infinitamente e ao mesmo tempo controlar a inflação.
O país emite dívida para pagar as despesas que não são cobertas pelo pagamento de impostos e para financiar a dívida existente. Desta forma, os técnicos também alertam que não é correto dizer que o governo pode se endividar infinitamente. Ainda que o país possa ofertar quantos títulos quiser, no entanto, é preciso encontrar quem compre.
Outra preocupação também aumentou a tensão na economia com o impasse em torno do tamanho da ajuda aos estados e municípios. Equipe econômica acredita que essa ajuda pode gerar uma bomba fiscal sem precedentes.


