Tempestade atípica mata pelo menos 25 pessoas na China

Meteorologistas afirmam que essa é a maior chuva em mil anos no país asiático

[Tempestade atípica mata pelo menos 25 pessoas na China]

FOTO: Getty Images

Ao menos 25 pessoas morreram após uma forte tempestade atingir a província de Henan, na região central da China, nesta quarta-feira (21). De acordo com os meteorologistas do país asiátco, a cidade de Zhengzhou foi a região mais afetada pela “chuva mais forte em mil anos”.

Na ocasião, alagamentos deixaram pessoas presas em metrôs, escolas e locais de trabalho. Segundo a agência oficial de notícias chinesa Xinhua, cerca de 100 mil pessoas foram evacuadas para zonas mais seguras.

A vida de milhares de pessoas também foi afetada por uma estação chuvosa excepcionalmente ativa que se instalou na região desde o último final de semana e levou à rápida ascensão de vários rios na vasta bacia do Rio Amarelo.

Muitos serviços de trem em Henan, um importante centro de logística no centro da China, foram suspensos. Além disso, muitas rodovias também foram fechadas e voos atrasados ou cancelados. A agência de notícias chinesa Xinhua informou que apenas em um hora foram registrados  20 centímetros de chuva, que transformaram as ruas em riachos.

Da noite do último sábado até o final da terça-feira (20), 617,1 milímetros (mm) de chuva encharcaram Zhengzhou,  quase o mesmo que a média anual da cidade, de 640,8 mm. 

Apesar dos transtornos, os especialistas afirmam que a previsão ainda é de mais chuva para os próximos dias. "Os esforços de prevenção de enchentes se tornaram muito difíceis", disse o presidente Xi Jinping nesta quarta-feira (21), abordando a situação em um comunicado transmitido pela televisão estatal.

A China sofre inundações regulares durante os meses de verão, mas o crescimento das cidades e a conversão de terras agrícolas em subdivisões aumentaram o impacto de tais eventos.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!