Tesouro Direto encerra 2020 com alta de 20,2% investidores
Ao todo, há 9,2 milhões de investidores cadastrados

Foto: Reprodução
O Programa de Compra e Venda de Títulos Públicos Federais pela Internet (Tesouro Direto) encerrou 2020 com 1.443.685 investidores, uma alta de 20,2% no ano, em comparação com o período de 2019. As informações foram divulgadas ontem (27) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no Relatório Mensal da Dívida.
Apenas em dezembro, a STN registrou 67.839 novos investidores ativos. Ao todo, há 9,2 milhões de investidores cadastrados (ativos e inativos).
Ao Broadcast, o especialista em renda fixa da Ágora Investimentos, Alexandre Marques, afirmou que o número de investidores ativos deverá continuar crescendo neste ano, tanto para aportes em Tesouro Selic como para aplicações em Tesouro IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo].
"No caso do aporte em Tesouro Selic, vai depender um pouco da volatilidade da bolsa de valores. Os investidores costumam deixar uma reserva em Tesouro Selic para esperar o melhor momento para aportar em ações. Já o Tesouro IPCA tem sido a preferência para obter ganhos reais acima da inflação. Nossa orientação é por vencimentos mais curtos em Tesouro IPCA", afirma Marques.
Segundo o boletim o Tesouro Direto, divulgado pela STN, foram realizadas 478.709 operações de venda de títulos aos investidores em dezembro. O valor médio por operações no último mês de 2020 foi de R$ 3.931,11.