Tony Ramos reflete sobre carreira, finitude da vida e afeto!
Em episódio emocionante, ator é o convidado de Lázaro Ramos na edição inédita do programa, que vai ao ar no dia 13 no Canal Brasil

Foto: Ana Paula Amorim
Tony Ramos é o convidado do terceiro episódio de “Espelho – 20 Anos Depois”, programa dirigido e apresentado por Lázaro Ramos. A edição inédita vai ao ar no dia 13 de fevereiro, às 22h, no Canal Brasil, e traz uma entrevista marcada por emoção e cumplicidade, com o ator totalmente à vontade ao revisitar momentos decisivos de sua trajetória. Ao longo da conversa, Tony e Lázaro se emocionam ao falar sobre afeto, empatia e os vínculos construídos ao longo da vida. O ator fica com a voz embargada ao abordar os impactos de uma cirurgia delicada e reflete sobre a consciência da finitude, tema que atravessa o episódio e reforça o tom sensível e profundo do encontro.
Seguindo a proposta do programa, Lázaro pergunta o que Tony estava fazendo há 20 anos. À época, o ator se destacava pela atuação na peça “Novas Diretrizes em Tempos de Paz” (2002), escrita por Bosco Brasil e, dois anos depois, começava na novela “A Cabocla” (2004) da TV Globo como o coronel Boanerges.
Tony também relembra o início da carreira na televisão, no programa “Novos em Foco”, exibido pela TV Tupi, que funcionava como um noticiário dramatizado. “Eu tinha 15 anos e, sem me planejar, fui à Tupi perguntar como poderia me inscrever para atuar. Dali em diante, começaram a surgir convites”, conta. Pouco depois, veio a primeira novela na emissora (“A Outra”, em 1965), que marcou um período de 12 anos e meio de trabalho contínuo, seguido pelo contrato com a TV Globo. Em 2026, Tony completa 61 anos ininterruptos de atuação na TV.
Durante o episódio, o ator comenta ainda seu trabalho na novela “Dona de Mim” (2025) e fala sobre a felicidade de construir personagens complexos. “O prazer de atuar está em descobrir o que há por trás. [O Abel Boaz] era um poeta frustrado, que assume a empresa da família e abandona o sonho da literatura. Esse conflito me interessou muito. Foram 79 capítulos e é isso: essa é a minha profissão. Termino uma novela e já penso na próxima”, afirma, em tom bem-humorado.
Em um dos momentos mais comoventes da entrevista, Tony fala sobre a experiência de enfrentar duas cirurgias no crânio em um intervalo de 48 horas, em maio de 2024, e o contato direto com a ideia de finitude da vida. “Ali poderia ter sido o fim. Acordei e vi minha esposa [Lidiane Barbosa, com quem é casado desde os 21 anos], segurando minhas mãos. Nosso amor não é casual, é presença, é cuidado, é respeito. Pensei: que presente maior”, relata, emocionado. Segundo ele, a vivência reforçou valores que já o acompanhavam. “Saber confortar é empatia, é estar pronto para oferecer afeto. Isso me move: o afeto, a compreensão, inclusive com quem não me compreende. O afeto não se vende, ele precisa existir — e aparecer na hora certa.”
Espelho – 20 Anos Depois (12X25’) – Inédito
Horário: Sexta, dia 13/02, às 22h
Alternativos: Terça, às 14h30; quarta, às 19h; domingo, às 10h30
Episódio: Tony Ramos - Temp.16 Ep 3
Direção: Lázaro Ramos
Classificação: Livre
Sinopse: O ator Tony Ramos relembra o começo da carreira na televisão, conta como adotou o sobrenome “Ramos” e fala do prazer em fazer os seus personagens e como encara a finitude da vida.


