• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Trabalhadores são resgatados de condição análoga à escravidão em fazenda associada ao sócio da Brooksfield

Trabalhadores são resgatados de condição análoga à escravidão em fazenda associada ao sócio da Brooksfield

Trabalhadores foram resgatados em uma fazenda no munícipio de Brasilândia, no Mato Grosso do Sul

Por Da Redação
Às

Trabalhadores são resgatados de condição análoga à escravidão em fazenda associada ao sócio da Brooksfield

Foto: Reprodução

Cinco trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão, e dois indivíduos presos em uma fazenda localizada no município de Brasilândia, no Mato Grosso do Sul. Investigações indicam que a propriedade, chamada Fazenda Beatriz, pertence a uma empresa ligada a Carlos Manoel da Silva Antunes, um dos sócios do grupo Via Veneto, responsável por marcas como a Brooksfield.

A ação ocorreu no mês de agosto, mas foi divulgada no último fim de semana. As investigações indicam que os trabalhadores eram recrutados em cidades da região para prestar serviços de limpeza de pasto e aplicação de herbicidas.

Ao chegarem à fazenda, os trabalhadores eram acomodados em um curral de cavalos e em um depósito, ambos em condições degradantes e sem garantia de condições básicas de higiene e estrutura. Conforme divulgado pela polícia, a jornada de trabalho começava às 6h e seguia até às 16h, de segunda a sábado. As vítimas ainda eram obrigadas a comprar alimentos e outros produtos fornecidos pelos próprios responsáveis pela fazenda.

Em denúncia anônima encaminhada a polícia, foi relatado que os trabalhadores não recebiam o pagamento de R$ 180 por hectare trabalhado que havia sido prometido durante a contratação. A denúncia ainda apontava que os trabalhadores eram pessoas em situação de rua e teriam sofrido agressões físicas, o que não foi confirmado durante as investigações.

As investigações apontam que, antes da chegada da fiscalização, os responsáveis retiraram animais do curral para disfarças as condições do alojamento e esconderam três dos cinco trabalhadores, que foram localizados. Um sexto homem teria fugido do local e não foi encontrado.

Um dos envolvidos na contratação das vítimas é dono de uma empresa que emitia notas fiscais relacionadas aos serviços executados pelos trabalhadores resgatados.

Os indivíduos presos são investigados pelos crimes de redução à condição análoga à escravidão e violação de direitos trabalhistas.  

O nome de Carlos Manoel da Silva Antunes já esteve presente em demais denúncias da mesma natureza. No ano de 2016, ele foi chamado à Assembleia Legislativa de São Paulo para esclarecer acusações a cerca de confecções da marca Brooksfield Donna. As informações são do portal Metrópoles.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.