Trilha Mobilidade do Congresso SAE BRASIL 2025 discute o futuro do transporte no País!
Programação vai discutir do transporte aéreo remoto à segurança rodoviária, com foco em inovação e sustentabilidade

Foto: Divulgação
No dia 7 de outubro, a 32ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE BRASIL promove a Trilha Mobilidade, reunindo especialistas de diferentes áreas do setor para discutir os rumos da mobilidade no País. Ao longo do primeiro dia de evento, realizado no PRO MAGNO, em São Paulo (SP), painéis temáticos irão abordar modais essenciais, que vão do aéreo ao ferroviário, passando por aquaviário, intermodalidade, caminhões e ônibus, sempre destacando soluções de engenharia, inovação tecnológica, regulação e sustentabilidade.
A programação da Trilha Mobilidade tem início às 10h30. No auditório Carcon começará o Painel Mobilidade Aérea, que terá como tema: “Mobilidade Aérea Inteligente: Aeronaves Remotamente Pilotadas e Aeronaves Autônomas”. Nele será discutido o avanço das tecnologias aplicadas a aeronaves remotamente pilotadas e autônomas no Brasil. O debate trará visões sobre tendências de industrialização, regulação e políticas públicas, além de aplicações em áreas estratégicas como agricultura, segurança pública, defesa e logística. Também será abordado o momento adequado para viabilizar operações remotamente pilotadas ou totalmente autônomas.
No mesmo horário, mas no auditório Brose, o Painel Ferroviário terá como tema “Inovações da engenharia brasileira no setor ferroviário”. O setor, com mais de 170 anos de história no Brasil, passa por um momento de expansão, com investimentos crescentes e soluções desenvolvidas pela engenharia nacional. O debate destacará o papel estratégico da ferrovia na mobilidade sustentável, logística de cargas e desenvolvimento estratégico de transporte de cargas e passageiros, reforçando o papel da ferrovia para a mobilidade sustentável e para o desenvolvimento econômico brasileiro.
Às 12h15 acontecerá, simultaneamente no auditório Carcon, os debates dos painéis Aquaviário e Intermodalidade. Intitulado “A inovação como caminho para enfrentar os desafios de infraestrutura e logística no Brasil”, o encontro do tema que lida com os transportes aquáticos no país mostrará como a adoção de novas tecnologias, práticas de gestão e avanços regulatórios pode impulsionar portos e operações marítimas, tornando o setor mais eficiente e integrado. Já o de Intermodalidade, o painel “Conectando Caminhos: A Intermodalidade no Brasil” contará a proposta de analisar como a integração entre diferentes modais pode trazer mais eficiência ao transporte de cargas e passageiros, promovendo um sistema conectado, sustentável e acessível. O debate deve apontar caminhos para superar gargalos históricos e tornar a logística mais eficaz, tanto no transporte de pessoas quanto no escoamento da produção nacional.
Encerrando o dia da Trilha Mobilidade, às 16h30, o Painel Caminhões e Ônibus entra em jogo no auditório Carcon para discutir como a aplicação de novas tecnologias pode contribuir para reduzir acidentes e salvar vidas nas estradas e nas cidades brasileiras. Intitulado “Segurança ativa e passiva no transporte de cargas e passageiros. Como as novas tecnologias podem contribuir para salvar vidas nas cidades e estradas do Brasil”. O debate entre especialistas irá mostrar como sistemas de segurança, já presentes ou em desenvolvimento, estão transformando a operação de veículos pesados.
“A Trilha Mobilidade foi pensada para mostrar como a engenharia e a inovação podem transformar o transporte no Brasil em todas as suas dimensões. Ao reunir especialistas de diferentes modais, queremos estimular uma visão integrada, capaz de enfrentar desafios logísticos, promover mais segurança e preparar o país para um futuro de mobilidade sustentável e eficiente”, disse Claudio Castro, Presidente da SAE BRASIL.
As inscrições para o Congresso SAE BRASIL 2025 já estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial da SAE BRASIL. No site também é possível acompanhar a grade de palestras e debates.