• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Trump cita Brasília como exemplo de “capital violenta” ao anunciar intervenção federal em Washington

Trump cita Brasília como exemplo de “capital violenta” ao anunciar intervenção federal em Washington

Presidente dos EUA compara índices de criminalidade e justifica envio de tropas à capital american

Por Da Redação
Às

Trump cita Brasília como exemplo de “capital violenta” ao anunciar intervenção federal em Washington

Foto: Casa Branca dos EUA/YouTube/Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou Brasília como exemplo de “capital violenta” durante discurso nesta segunda-feira (11), ao anunciar uma intervenção federal na segurança de Washington, capital dos EUA. A medida visa o envio de cerca de 800 tropas da Guarda Nacional e o controle direto da polícia local, diante do que Trump classificou como uma “trágica emergência de segurança”.

No discurso, Trump afirmou que a criminalidade em Washington ultrapassa a registrada em outras capitais, incluindo Brasília, Bogotá, Cidade do México, Cidade do Panamá e Bagdá. “Olhando os números temos alguns gráficos com diferentes cidades ao redor do mundo: Bagdá, Panamá, Brasília, San José, Bogotá, Cidade do México, Lima… [Em comparação a todos] nós dobramos ou triplicamos [a taxa de criminalidade]. Vocês querem viver em lugares como esses? Eu acredito que não”, declarou.

No entanto, dados oficiais mostram que Brasília registrou 12,3 homicídios por 100 mil habitantes em 2023, contra 39,86 por 100 mil habitantes em Washington, que tem uma população muito menor (cerca de 687 mil habitantes, contra 2,81 milhões no Distrito Federal). O Atlas da Violência indica 347 homicídios no DF e 274 em Washington no mesmo ano. Trump citou números ligeiramente diferentes na coletiva: 13 para Brasília e 41 para Washington.

A prefeita de Washington, Muriel Bowser, classificou como infundadas as alegações de emergência e afirmou que a criminalidade no distrito tem diminuído desde 2023. Bowser, principal autoridade local, mantém que o anúncio não condiz com a realidade da cidade.

Washington D.C. possui regime administrativo especial e a Guarda Nacional, força híbrida entre estadual e federal, é tradicionalmente comandada pelas autoridades locais, com apoio financeiro dos governos estaduais e federal quando requisitada para missões específicas. Diante dos índices de violência e com a medida anunciada, a segurança da capital Estadunidense é assumida pelo controle federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário