• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Trump evita comentar uso de força na Groenlândia e mantém ameaça de tarifas à Europa

Trump evita comentar uso de força na Groenlândia e mantém ameaça de tarifas à Europa

Presidente dos EUA diz que seguirá plano de taxação contra países que se opõem à anexação da ilha

Por Da Redação
Às

Trump evita comentar uso de força na Groenlândia e mantém ameaça de tarifas à Europa

Foto: The White House Official/ Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, evitou falar sobre a possível utilização da força militar para anexar a Groenlândia e reforçou a ameaça de impor tarifas a países europeus que se opõem ao plano da Casa Branca para o território do Ártico.

Questionado em entrevista à emissora NBC News sobre a possibilidade de uso de força, Trump respondeu: “Sem comentários”.

No sábado (17), o presidente anunciou a imposição de tarifas de 10% a países europeus contrários à anexação da Groenlândia pelos Estados Unidos. Segundo Trump, as taxas podem subir para 25% a partir de junho. Na entrevista, ele reafirmou a intenção de manter a medida. “Eu vou [seguir o plano], 100%”, disse.

Trump também criticou países europeus e afirmou que eles deveriam priorizar a guerra entre Rússia e Ucrânia. “A Europa deveria se concentrar na guerra com a Rússia e a Ucrânia porque, francamente, vocês veem o que isso lhes trouxe. É nisso que a Europa deveria se concentrar — não na Groenlândia”, declarou à NBC.

Resposta da Groenlândia

Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, afirmou que a ilha não cederá às pressões dos Estados Unidos e seguirá apostando no diálogo.

“Não nos deixaremos pressionar. Mantemo-nos firmes no diálogo, no respeito e no direito internacional”, escreveu Nielsen em publicação no Facebook.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.