Trump volta a ameaçar Brics e afirma que grupo "vai acabar rapidamente"
Presidente americano teme que o grupo desenvolva uma moeda para substituir o dólar em transações

Foto: Isac Nóbrega/PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer ameaças contra os países do Brics nesta sexta-feira (18). Durante um evento sobre criptomoedas, o norte-americano afirmou que o bloco "acabará muito rapidamente" se seguirem com o projeto de criação de uma moeda própria.
"Quando ouvi falar desse grupo dos Brics, basicamente seis países, fiquei muito, muito chateado. E se eles realmente se formarem de forma significativa, isso acabará muito rápido", afirmou o republicano.
Trump afirma que o bloco está tentando tirar a liderança do dólar no mundo. A declaração faz referência à indicação de que os países que compõem o Brics podem buscar um sistema de transação em moedas locais, sem a necessidade da moeda americana.
Essa não é a primeira vez que o republicano ameaça o grupo. No início de julho, o presidente norte-americano afirmou que pretende taxar os países do Brics em 10%, em retaliação à tentativa do grupo de substituir o dólar.
"Se eles quiserem jogar esse jogo, tudo bem. Mas eu também sei jogar. Qualquer país que fizer parte do Brics receberá uma tarifa de 10%, apenas por esse motivo", declarou.
A moeda própria do Brics é uma das prioridades do Brasil dentro do grupo. Atualmente, o país preside o bloco. À época da ameaça de Trump, o presidente brasileiro, Lula (PT), afirmou que não é "uma coisa muito responsável e séria" um presidente de um país do tamanho dos EUA ficar "ameaçando o mundo através da internet".
LEIA TAMBÉM:
Brics manifestará "sérias preocupações" com escalada protecionista de Trump
Governo Lula avalia que ameaças de Trump fortalecem posição do Brics contra tarifas