TSE aprova registro da Federação União Progressista

Aliança entre os partidos cria maior bancada na Câmara dos Deputados

Por Da Redação
Às

Atualizado
TSE aprova registro da Federação União Progressista

Foto: Deenis Wlliam/Câmara dos Deputados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (26), por unanimidade, o registro da Federação União Progressista, formada pelos partidos União Brasil e PP. Na prática, as duas siglas passam a atuar de forma unificada nas eleições de 2026.

Juntas, elas somam atualmente 109 deputados federais e 15 senadores, formando a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado.

Nas eleições municipais mais recentes, os dois partidos elegeram 12.398 vereadores e 1.335 prefeitos. Também contam com 186 deputados estaduais, quatro distritais, seis governadores, entre eles o presidenciável Ronaldo Caiado, além de quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos.

A federação havia sido anunciada em agosto e será comandada de forma conjunta por Antonio Rueda e pelo senador Ciro Nogueira, que lideram nacionalmente as duas siglas.

A estratégia é ampliar a presença no Congresso Nacional, com foco na eleição de deputados e senadores, o que garante maior influência política e acesso a recursos como o fundo partidário.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.