TSE decide monitorar diariamente as redes sociais de André Janones e Carlos Bolsonaro
Ação visa subsidiar investigações da Corte sobre produção de fake news

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados | Alan Santos/PR
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, determinou nesta segunda-feira (24) um monitoramento diário dos perfis nas redes sociais do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e do deputado federal André Janones (Avante-RJ). A ação visa subsidiar investigações da Corte Eleitoral sobre a atuação das campanhas de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na produção de informações falsas.
O TSE irá analisar se há um mesmo padrão na disseminação de fake news. “No atual estágio processual, prepondera a percepção de que o comportamento de André Janones e de Carlos Bolsonaro nas redes possuem muitos aspectos similares, seja no que diz respeito à legítima atividade de organização da militância, seja, por outro lado, na difusão de conteúdos falsos ou gravemente descontextualizados, na persistência do uso de termos-chave para reativar os efeitos dos conteúdos removidos e na estratégia mobilizar seguidores a compartilhar conteúdos para tornar inócua eventual decisão da Justiça Eleitoral”, escreveu o ministro.
No entanto, Gonçalves ponderou que há mais elementos sobre a atuação orquestrada de desinformação envolvendo a campanha de Bolsonaro. O ministro determinou também que Carlos e Janones sejam alertados que poderão ter suas contas suspensas. A punição poderá ser determinada se ficar configurada a produção sistemática de desinformação, caracterizada pela publicação frequente de informações falsas ou descontextualizadas sobre o processo eleitoral.


