• Home/
  • Notícias/
  • Eleições /
  • Registros de pesquisas de opinião eleitoral aumentam mais de 50% entre 2018 e 2022, aponta TSE

Registros de pesquisas de opinião eleitoral aumentam mais de 50% entre 2018 e 2022, aponta TSE

O prazo para o registro das pesquisas de opinião pública sobre as eleições se encerra nesta segunda-feira (24)

Por Da Redação
Às

Registros de pesquisas de opinião eleitoral aumentam mais de 50% entre 2018 e 2022, aponta TSE

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, foram registradas 2.965 pesquisas de opinião pública em 2022, até a manhã desta segunda e 1.926 em 2018, um aumento de aproximadamente 54%. O prazo para o registro das pesquisas sobre as eleições se encerra nessa segunda-feira (24).

A legislação eleitoral afirma que as pesquisas sobre a preferência do eleitorado por candidatos podem ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que sejam registradas com cinco dias de antecedência na Justiça Eleitoral.

De janeiro deste ano até 24 de outubro, foram registradas 2.965 pesquisas eleitorais. A quantidade de registros aumentou nos meses que antecederam a eleição: 218 em julho, 495 em agosto e setembro foi o mês com mais registros, sendo 1.186 no total. Outubro teve 437 registros até o momento.

Do total de pesquisas registradas, 1.192 foram para o cargo de Presidente da República. Foram entrevistadas 4.541.500 pessoas e as pesquisas custaram mais de R$ 140 milhões.

Para realizar o registro, devem ser apresentadas as seguintes informações: quem contratou a pesquisa; valor e origem dos recursos; metodologia e período de realização; plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado, intervalo de confiança e margem de erro, entre outras. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário