• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Turismo e Copa do Mundo impactaram os gastos dos brasileiros no terceiro trimestre do ano

Turismo e Copa do Mundo impactaram os gastos dos brasileiros no terceiro trimestre do ano

Dados foram divulgados em pesquisa de comportamento de consumo do Itaú com base em compras com cartões

Por Da Redação
Às

Turismo e Copa do Mundo impactaram os gastos dos brasileiros no terceiro trimestre do ano

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O setor de turismo no Brasil liderou os gastos dos brasileiros no terceiro trimestre do ano. Os dados são da  Análise do Comportamento de Consumo, relatório elaborado pelo Itaú com base com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco, de débito e crédito, e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco.

Segundo o estudo, este é o quinto trimestre consecutivo que o segmento de turismo liderou, e a Copa do Mundo de futebol, no Qatar, também já começou a impactar os gastos.

O Itaú informou que o valor transacionado pelas pessoas com turismo cresceu 85% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor transacionado, por exemplo, com cruzeiros, que voltam após a pandemia, subiu 322% na comparação com o mesmo período do ano passado, ainda abaixo do patamar pré-pandemia, mas em elevação.

"Foi o quinto trimestre consecutivo de liderança do setor de turismo. mas shows e festivais também ganharam fôlego no terceiro trimestre", disse Moisés nascimento, diretor de Dados do Itaú. Os gastos com a compra de ingressos para apresentações e festivais cresceram 939% no último trimestre, na comparação com o mesmo período de 2021, com um aumento de 552% na quantidade de transações.

Rock in Rio

O Rock in Rio 2022, realizado em setembro no Rio de Janeiro, movimentou não apenas o mercado da música, mas o consumo como um todo na cidade. Durante os dias em que o festival foi realizado, a quantidade de transações feitas na capital cresceu 32%, na comparação com os dias do Rock in Rio de 2019, última edição realizada antes da pandemia.

Copa do Mundo

Os brasileiros também gastaram mais nos últimos meses em itens relacionados à Copa do Mundo. Só com compra de figurinhas do álbum da Copa, o valor transacionado nas bancas de jornais subiu 99% na comparação com o terceiro trimestre de 2021 e de 73% na quantidade de transações. O setor de artigos esportivos registrou alta de 32% no valor transacionado e de 24% na quantidade de operações, impulsionado da camisa oficial da seleção brasileira.

a compra dos ingressos dos jogos teve um tíquete médio de R$ 4.766,00. O estado que mais comprou entradas para os jogos foi São Paulo (52%), seguido pelo Rio de Janeiro (14%), Paraná (5%), Minas Gerais (5%), e Distrito Federal (4%).

A economista do Itaú Julia Gottlieb observou que, no terceiro trimestre, a atividade econômica se mostrou mais fraca na margem, devolvendo a alta dos primeiro seis meses do ano. Até o final do ano, a expectativa é de um crescimento mais fraco com o Produto Interno Bruto (PIB) fechando em 2,75 este ano e 0,7% no ano que vem, com a desaceleração global e os efeitos da elevação da taxa de juros no Brasil.

"Para a inflação, nossa previsão é de 5,8% este ano e 5% em 2023. O Banco Central deve manter os juros em 13,75% por um período mais longo e só deve começar uma redução da Selic no segundo semestre do ano que vem", disse Gottlieb. A expectativa do Itaú é de um crescimento global de 3% este ano e 1,8% no ano que vem.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.