Twitter e Google criticam Moraes e classificam bloqueio de contas bolsonaristas de 'censura prévia'

As plataformas ainda classificaram como "desproporcional" as decisões do ministro do STF

[Twitter e Google criticam Moraes e classificam bloqueio de contas bolsonaristas de 'censura prévia']

FOTO: Agência Brasil

O Google e o Twitter criticaram as decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que retirou perfis de bolsonaristas do ar das duas redes. De acordo com as empresas, as decisões são 'desproporcionais' e podem configurar 'censura prévia'.

As respostas foram encaminhadas ao STF após inquérito aberto a pedido da Procuradoria-Geral da República para investigar apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, entre eles o cantor Sérgio Reis, envolvidos na organização das manifestações do 7 de setembro.

Moraes ordenou às vésperas do ato o bloqueio pelo Instagram, Youtube, Facebook e Twitter de páginas de bolsonaristas envolvidos na organização e convocação dos protestos.

“Embora as operadoras do Twitter tenham dado cumprimento à ordem de bloqueio da conta indicada por vossa excelência, o Twitter Brasil respeitosamente entende que a medida pode se mostrar, data máxima vênia, desproporcional, podendo configurar-se inclusive como exemplo de censura prévia”, disse a plataforma.

O Google, responsável pelo YouTube, disse que " o objetivo seja impedir eventuais incitações criminosas que poderiam vir a ocorrer, seria necessário apontar a ilicitude que justificaria a remoção de conteúdos já existentes”. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!