Ucrânia tem segunda maior epidemia de HIV da Europa Oriental, diz ONU

Órgão afirma que resposta à doença no país precisa de apoio urgente

Por Da Redação
Ás

Ucrânia tem segunda maior epidemia de HIV da Europa Oriental, diz ONU

Foto: Divulgação/OMS/Anastasia Vlasova

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) alertou nesta segunda-feira (27), em comunicado, que a  Ucrânia é o país com a segunda maior epidemia de HIV da Europa Oriental e Ásia Central. Durante a guerra, o tratamento contra o vírus chega a cerca de 62% dos 240 mil soropositivos. No entanto, a agência alerta que esse esforço precisa de apoio e financiamento contínuos para que a resposta à epidemia não retroceda.

Atualmente, a sociedade civil tem sido o motor da resposta ucraniana ao HIV em parceria com o Centro de Saúde Pública. Por isso, a ONU considera urgente financiar a sociedade para apoio aos serviços no país e seus vizinhos acolhendo refugiados. Apesar da guerra, o Unaids promoveu o envio de auxílio para terapia antirretroviral, medicamentos para tuberculose e a substituição de opioides para impedir que o tratamento fosse interrompido.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.