UE diz que é inaceitável atraso na entrega da AstraZeneca e pede transparência

Comissão Europeia reservou inicialmente até 400 milhões de doses desta vacina

[UE diz que é inaceitável atraso na entrega da AstraZeneca e pede transparência]

FOTO: Flashpick

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, afirmou nesta segunda-feira (25), que o  atraso na entrega de doses da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, anunciado pelo laboratório da AstraZeneca são inaceitáveis. Na sexta-feira (22), o laboratório disse que as entregas para países europeus da vacina desenvolvida em parceria com a universidade de Oxford serão menores do que o esperado, devido a uma "queda de desempenho" em uma das fábricas. A Comissão Europeia reservou inicialmente até 400 milhões de doses da vacina.

Kyriakides  apelou por "transparência" nas exportações do bloco. "O novo cronograma de entregas é inaceitável. A União Europeia (UE) quer saber quantas doses foram produzidas, onde e a quem foram entregues. As respostas não têm sido satisfatórias até agora", disse.

Atraso 

O grupo americano Pfizer informou, na semana passada, que suas vacinas, desenvolvidas com o sócio alemão BioNTech e produzidas em uma fábrica na Bélgica, também atrasaram. A União Europeia já autorizou duas vacinas para conter a pandemia (Pzifer/BioNTech e Moderna), e espera aprovar a da AstraZeneca nesta semana com o entendimento de que a produção e distribuição permitiriam a implantação imediata.


Comentários