• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • UE revisa previsão de crescimento da zona do euro em 2022 e observa recuo maior em 2023

UE revisa previsão de crescimento da zona do euro em 2022 e observa recuo maior em 2023

Economia registrará alta de 3,2% este ano, mais do que os 2,7% previstos em julho

Por Da Redação
Às

UE revisa previsão de crescimento da zona do euro em 2022 e observa recuo maior em 2023

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Comissão Europeia previu, nesta sexta-feira (11), uma elevação da zona do euro em 2022. Além disso, verificou que haverá desaceleração no próximo ano, medida que poderá afetar ligeiramente os empregos ou as finanças públicas da região.

Diante das previsões econômicas para os 19 países que compartilham o euro, a organização avalia que a economia poderá recuar no último trimestre deste ano. Ela também continuará a encolher nos primeiros três meses de 2023, em especial, por conta do aumento dos preços de energia causado pela invasão russa da Ucrânia.

Porém, além dos esperados dois trimestres de declínio, configurando uma recessão técnica, a taxa de desemprego da zona do euro, o déficit agregado e a dívida ou o saldo em conta corrente não devem apresentar queda em grande escala, mostraram as previsões.

“A economia da União Europeia mostrou grande resiliência aos choques causados (pela guerra). No entanto, os preços crescentes de energia e a inflação crescente estão agora cobrando seu preço e enfrentamos um período muito desafiador, tanto social quanto economicamente”, explicou o comissário econômico europeu, Paolo Gentiloni.

Ainda com base na previsão da Comissão Europeia, a economia da zona do euro registrará uma alta de 3,2% este ano, mais do que os 2,7% previstos em julho, mas depois desacelerará acentuadamente para 0,3% no próximo ano, nível abaixo da previsão de julho de 1,4%, antes de se recuperar 1,5% em 2024.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.