Uefa determina que Ucrânia tire a frase 'glória aos heróis' do uniforme da seleção
A entidade considera a frase de natureza política, com significado militarista

Foto: Reprodução/Getty Images
A Uefa determina nesta quinta-feira (10) uma modificação no uniforme da seleção da Ucrânia um dia antes da abertura da Eurocopa, por considerar "política" a frase estampada: "Glória aos heróis", que foi denunciada por Moscou, na Rússia.
"Após uma análise mais profunda, o slogan presente na gola da camisa ucraniana é claramente de natureza política" e, portanto, deve ser retirado (...) em vista das partidas de competição da Uefa ", afirmou a entidade.
"Sejam heróis esportivos e obterá a glória, é assim e não com slogans nacionalistas que honrarão a pátria", foi desta forma que a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, que elogiou a determinação da Uefa. "O esporte não é um campo de batalha, e sim de competição, não é uma arena política", acrescentou.
A Uefa também rejeitou a frase "Glória à Ucrânia", aprovada pela entidade desde 2018 e que "pode ser considerada como uma frase genérica e apolítica".
"Esta combinação específica de dois slogans é considerada claramente de natureza política, com um significado histórico e militarista", afirmou a Uefa, que pediu uma retirada da menção "Glória aos heróis"