Vitória bate Internacional e conquista classificação histórica para oitavas da Copa do Brasil; veja gol decisivo

Rubro-Negro se aproveita de ter um homem a mais em quase toda segunda etapa e despacha Colorado

[Vitória bate Internacional e conquista classificação histórica para oitavas da Copa do Brasil; veja gol decisivo]

FOTO: Staff Images

Na raça, o Vitória conseguiu uma classificação heróica na Copa do Brasil na noite desta quinta-feira (10). O Leão bateu o Internacional por 3 a 1, no estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre e avançou para as oitavas de finais da competição nacional. Agora, o Leão aguarda sorteio para saber qual equipe enfrentará na próxima fase.

Foi uma primeira etapa de superioridade e total controle do Internacional no jogo. O Colorado foi quem mais chegou ao ataque buscando o gol, marcou em cima o Vitória desde o campo de defesa e nenhum momento correu risco de sofrer um gol. Já o Vitória apresentava dificuldade para sair jogando, demonstrava deficiências nas laterais do campo, além de não conseguir criar oportunidades de gols, principalmente para quem necessita.

Aos 4 minutos, ocorreu a primeira chegada perigosa do jogo. Após cobrança de falta ensaiada, Edenílson levantou a bola para área do Vitória, Thiago Galhardo ajeitou livre de cabeça para Yuri Alberto, que meio sem jeito finalizou por cima do gol do Vitória.

O Inter esteve mais próximo de abrir o placar aos 12 minutos. Em contra-ataque puxado por Moisés após ganhar a divida no meio campo, o lateral achou Taison dentro da área, que chutou cruzado e viu a bola passar raspando a trave de Lucas Arcanjo.

As jogadas pelas laterais eram onde o Internacional mais encontrava facilidade para chegar com perigo. Tanto que aos 13 minutos, Saravia fez o lançamento preciso para Patrick, livre na lateral direita, que dominou, avançou e finalizou cruzado, com muito perigo do gol do Vitória.

Em um dos raros avanços do Vitória ao ataque, aos 35 minutos, Ygor Catatau finalizou na trave após cruzamento sem jeito do lado direito. No segmento do lance, o Colorado quase abriu o placar em contra-ataque em velocidade puxado por Taison, e o atacante lançou Ygor Alberto, que finalizou cruzado para o gol, mas parou na bela defesa de Lucas Arcanjo, que jogou a bola para escanteio.

Taison estava demonstrando muita vontade em campo. Aos 36 minutos, o atacante teve espaço de fora da área para soltar um foguete rasteiro, mas parar em outra boa defesa de Lucas Arcanjo, que jogou para escanteio.

O duelo Yuri Alberto e Lucas Arcanjo realmente estava intenso na partida. Com 37 minutos de jogo, após cobrança de escanteio, o atacante desviou para o gol, e o goleiro precisou espalmar a bola para escanteio, afastando a chance do Colorado abrir o marcador.

Somente aos 42 minutos foi que o Vitória resolveu testar as luvas de Daniel. Após chegada ao ataque, Guilherme soltou uma bomba para o gol, mas parou na boa defesa do goleiro.

O Vitória já havia colocado uma bola na trave, mas o Inter também resolveu carimbar o poste do Rubro-Negro. Aos 45 minutos, Moisés soltou um foguete em cobrança de falta, e viu a bola explodir na trave de Lucas Arcanjo. Quase o Inter abria o placar, mas também foi o último momento de importância da primeira etapa.

O jogo poderia ter se apresentado como uma oportunidade melhor do Vitória crescer na partida durante a segunda etapa aos seis minutos, quando Pedro Henrique levantou a perna demais e acertou Guilherme em cheio. Como já tinha levado cartão, levou o segundo amarelo e foi expulso.

Apesar de estar em desvantagem numérica, o Inter era quem mais chegava com perigo na segunda etapa.

Aos 13 minutos, após tabelinha, Taison lançou Saraiva na frente, que invadiu a área, mas chutou em cima do goleiro Lucas Arcanjo, que encaixou a bola.

Mesmo que o Internacional chegasse com mais perigo no jogo, ficava nítido que os jogadores estavam se desgastando em campo, decorrência da desvantagem numérica, o que se demonstrou como uma brecha para o Vitória no jogo.

Aos 24 minutos, Dinei recebeu bom passe da entrada da área e soltou uma bomba na direção do gol, ela bateu no travessão e pingou na área para Samuel, que testou firme para o fundo das redes coloradas, abrindo o placar em Porto Alegre.

O gol tratou de animar o Vitória na partida, que foi em busca do gol que poderia garantir a classificação. Aos 26 minutos, o Leão chegou com David pelo lado direito, que chutou em cima de Daniel, e na sobra, Dinei mandou por cima do gol. Era uma ótima chance de ampliar, que foi desperdiçada.

Apesar de ter se empolgado e até crescido no jogo, o Vitória não conseguiu segurar a pressão do Inter em busca o empate.

Aos 32 minutos, Edenilson cobrou falta de cavadinha para dentro da área, Patrick cabeceou para Cuesta, que ajeitou para Johnny completar para as redes. Era o empate Colorado no jogo. Porém, apesar de ter chegado a igualdade no placar, era preciso lembrar que o time gaúcho estava em desvantagem em campo, e o Vitória sabia muito bem disso.

Aos 34 minutos, o Rubro-Negro partiu para o campo de ataque, pressionou e viu a bola ficar limpa para Eduardo da entrada da área, que nem dominou e acertou um lindo chute no ângulo de Daniel, que voou na bola, mas nada pode fazer para evitar o golaço aço no jogo. O Leão passava a frente do placar mais uma vez.

Nos minutos finais, o Vitória jogou todo necessário para se classificar e foi muito feliz nisso. Tanto que aos 38 minutos conseguiu marcar o gol decisivo para a classificação. Após cruzamento de Raul Prata do lado direito, Guilherme testou no cantinho de Daniel, que tentou evitar, mas viu a bola morrer no fundo das redes. Era o gol decisivo.

Na pressão para tentar chegar ao gol que poderia levar a decisão para os pênaltis, o Inter veio chegar com perigo aos 45 minutos. Moisés rolou a bola para Caio, que bateu na bola no meio da confusão, mas Lucas Arcanjo atento impediu o gol de empate.

Análise do Vitória na partida

Foi uma classificação e uma forma de jogar que há muito tempo o torcedor do Vitória não via em campo. Uma equipe aguerrida, com vontade de vencer e principalmente sabendo usufruir da vantagem em campo, no caso numérica, para se impor diante do adversário, por mais que ele tivesse mais qualidade técnica. Vencer uma equipe como o Internacional no Beira Rio por mais dois gols de diferença, era algo inimaginável, principalmente porque o Rubro-Negro nunca havia feito, mas finalmente conseguiu e de uma maneira heróica.

Era isso que o torcedor do Vitória esperava da equipe na maneira de atuar. Ainda que o Rubro-Negro tivesse praticamente abdicado de jogar na primeira etapa, sendo esmagado pelo volume de finalizações do Inter no jogo, soube por a bola no chão e continuar jogando futebol. Obviamente a expulsão de Pedro Henrique foi decisiva para que o Leão crescesse em campo, mas a maneira de atuar após as sábias mexidas do ídolo e novo comandante Ramon Menezes deram uma pitada especial para a classificação.

Que o Vitória consiga manter um mínimo padrão de equilíbrio entre as atuações contra equipes mais fortes e organizadas. Agora o sarrafo fica mais alto, é oitavas de finais de Copa do Brasil. Equipes tão difíceis como o Internacional podem surgir no caminho, e o Rubro-Negro não pode abaixar a cabeça, e sim, se inspirar na história que foi escrita hoje.

Veja o gol da classificação Rubro-Negra:


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!