Último jogo com cara de decisão: Bahia recebe ABC em Pituaçu para carimbar vaga nas quartas da Copa do Nordeste
Tricolor pode se classificar até mesmo com derrota, mas teria que contar com ajudinha dos adversários

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Ainda na fase de grupos, mas o Bahia encara o jogo de hoje como se fosse uma final. Neste sábado (10), às 16h, o Tricolor recebe o ABC, no estádio de Pituaçu, pela última rodada da Copa do Nordeste, precisando de um resultado positivo para seguir para as quartas de finais da competição nordestina. Como ainda não tem vaga assegurada, o time baiano só pensa nos três pontos.
O Bahia vai para o jogo atualmente na terceira colocação do Grupo A, e ainda disputa uma vaga no formato mata-mata com outras três equipes (Sampaio Corrêa, Treze-PB e Confiança). Em comum, tem-se o fato que todos os quatro times jogam em casa. O primeiro adversário soma os mesmos 10 pontos do Bahia, e os dois outros 8. Ceará (1º) e CRB (2º) já garantiram vaga na próxima fase com uma rodada de antecedência.
A classificação para próxima fase pode ser garantida até com um empate, porém, o triunfo é mais garantia de passaporte para próxima fase e pode até significar a liderança do Grupo A, mas isso só será possível caso o CRB não vença seu jogo e o Ceará perca. O Tricolor tem uma das armas mais positivas para ir às quartas. Pra começar, tem o melhor ataque da competição, com 14 gols marcados, sendo que o camisa nove Gilberto é o artilheiro do time na Copa do Nordeste, juntamente com Delatorre, do CSA, com cinco gols marcados por cada um.
Com uma atuação que agradou diante do Manaus pela Copa do Brasil, Dado Cavalcanti pode escolher repetir a formação agora na Copa do Nordeste. Caso isso ocorra, o Bahia deve entrar em campo com a seguinte equipe:
Douglas, Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca,Thaciano e Daniel; Rodriguinho, Rossi e Gilberto.
Diferente do que foi na Copa do Brasil, o Tricolor agora pode contar com a presença de Óscar Ruiz. O meia-atacante paraguaio foi regularizado e já está apto para entrar em campo vestindo a camisa Tricolor. Apesar da expectativa, ele deve iniciar o duelo no banco de reservas.
Há também expectativa do Bahia em não permitir que seus atletas fiquem de fora das quartas de final. Matheus Bahia, Patrick de Lucca, Gilberto e Lucas Fonseca, todos estão pendurados, e caso levem cartão amarelo, ficarão fora da próxima partida, em uma eventual classificação.
Confira de que forma alguns resultados podem influenciar na classificação do Tricolor:
Vencer o ABC:
Um triunfo assegura o Bahia na próxima fase da Copa do Nordeste, independente de outros resultados. Há também a chance de classificação até como líder do grupo, mas o CRB teria que no máximo empatar com o Altos-PI e o Ceará perder pro Salgueiro.
Empate com o time potiguar:
Se o Tricolor empatar com o ABC, também já põe um pé nas quartas de finais. A eliminação só viria acontecer caso ocorra um triunfo do Sampaio Corrêa frente o CSA, além de uma goleada do Treze diante do Sport por uma diferença de nove gols. Empatar pode significar a classificação em terceiro ou quarto do Grupo A, pois se o Sampaio vencer, passa o Esquadrão.
Derrota:
Até mesmo saindo de campo derrotado o Bahia pode se classificar, mas para que isso ocorra, apenas um dos adversários diretos do grupo, dentre Sampaio Corrêa, Treze ou Confiança, pode vencer na rodada. Se dois vencerem, o Tricolor dá adeus a competição.