Uma Corrente para Salvar o Rio Joanes e seus afluentes

Confira o artigo de Fernando Borba, Presidente da Oscip  Rio Limpo

[Uma Corrente para Salvar o Rio Joanes e seus afluentes]

FOTO: Divulgação

A OSCIP Rio Limpo e o Movimento Rios Vivos precisam muito da solidariedade, cooperação e da participação de toda a comunidade na defesa e preservação dos Rios, visto que a saúde está em primeiro lugar, pois, devido a poluição das águas dos nossos  rios, todos estão sujeitos à sérias consequências de doenças, tais como: Hepatite; Giardíase;  Disenteria; Leptospirose; Cólera; Tifo, dentre outras doenças parasitárias.

É preciso a conscientização da sociedade para abraçar a causa do RIO LIMPO e do Movimento Rios Vivos em defesa da vida, da saúde e do Meio Ambiente. Precisamos também entender que os Rios Joanes, Ipitanga, Picuaia, Sapato, Itinga, Goró, Itapoã, Poti, das Margaridas, Ribeirão, Dois Irmãos e as praias são patrimônios naturais da humanidade e que todos tem o dever de preservar.

A Qualidade de Vida já não é mais a mesma que nos trouxe pra morar no paraíso do Litoral Norte, considerando que hoje os rios e as praias que as famílias estão frequentando estão totalmente poluídos, em virtude dos dejetos que são jogados nos rios pelas comunidades dos Municípios. 

Com o crescimento desordenado, os novos empreendimentos residenciais tem contribuído e muito para a poluição dos rios, Síndicos e Condôminos em sua grande maioria assistem indiferentes à degradação dos Rios. Os Municípios não possuem saneamento básico, planejamento urbano e estrutura adequada para suportar o crescimento desordenado das cidades.

A falta de vontade política dos poderes publico na esfera municipal, estadual e federal, vem permitindo a desordem urbana, sem um plano diretor para revitalizar os Rios para fornecer condições de saúde publica relacionadas a água potável de qualidade e no tratamento de esgotos. 

Precisamos acordar e participar das ações do RIO LIMPO e do Movimento dos Rios Vivos com consciência política e no exercício de Cidadania, lutando e cobrando dos políticos que ajudamos a eleger e dos poderes públicos, projetos que visem à revitalização dos Rios e Afluentes das nossos Municípios.  
Esperamos contar com a participação e a cooperação de todos para o bem comum.


Por Fernando Borba

Presidente da Oscip  Rio Limpo
Membro do Movimento Rios Vivo


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!