Uma em cada quatro crianças está fora da escola no Haiti, aponta dados do Unicef
Segundo o levantamento, 3,3 milhões de crianças do Haiti necessitam de assistência humanitária para sobreviver

Foto: Reprodução/Pixabay
Uma em cada quatro crianças está fora da escola no Haiti e 3,3 milhões necessitam de assistência humanitária para sobreviver. Os dados foram divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em um resumo de sua atuação no país durante 2025.
Ainda segundo o levantamento da Unicef, mais de 11 mil crianças, que estavam deslocadas do sistema educacional devido à violência no Haiti, retornaram à escola neste ano. Além disso, outras 3.842 tiveram acesso a espaços temporários de aprendizagem.
O Unicef também afirma que, em 2025, 22 escolas foram construídas ou reabilitadas, enquanto 19 foram relocalizadas por questões de funcionalidade e segurança. Além disso, a instituição destaca ações como a distribuição de kits escolares e livros didáticos na língua local para os estudantes.
Saúde
O resumo também aponta que mais de 46 mil crianças abaixo de cinco anos foram tratadas contra desnutrição aguda grave em 2025. Já 97 mil receberam suporte psicossocial e de saúde mental, enquanto mais de 200 mil foram apoiadas para aliviar os impactos associados à violência.
O Unicef também auxiliou campanhas de vacinação. Com isso, mais de 187 mil crianças receberam a terceira dose da vacina pentavalente.
Saneamento e higiene
Mais de 33 mil crianças, em 129 escolas, passaram a contar com programas de água, saneamento e higiene por meio da ampliação dos serviços WASH. O Unicef também intensificou a preparação para possíveis surtos de cólera, mobilizando equipes de diferentes departamentos para o controle da doença e o atendimento de casos suspeitos.

