União Brasil e PP fazem alteração em nome da federação para evitar acusações de plágio
A sigla UP, de União Progressista, já é usada pelo partido de esquerda Unidade Popular

Foto: Reprodução
Os presidentes do União Brasil, Antônio Rueda, e do PP, Ciro Nogueira, vão alterar a nomenclatura da federação entre os dois partidos antes de formalizar o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na próxima semana. A junção será chamada de União Progressista Brasileira (UPB).
Inicialmente, a ideia era registrar apenas “União Progressista”, mas a sigla UP já pertence ao partido de esquerda Unidade Popular, registrado no TSE desde 2019.
Segundo a CNN, para evitar acusações de plágio, a direção da federação optou por ampliar a sigla para UPB. A intenção, no entanto, é seguir usando “UP” na comunicação visual.
O pedido de registro deve ser formalizado após a viagem que Antônio Rueda e Ciro Nogueira farão aos Estados Unidos, em comitiva com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Maior bancada
A federação entre União Brasil e PP foi oficializada em 29 de abril, em Brasília. O bloco reúne a maior bancada da Câmara, com 109 deputados, e terá o maior fundo partidário do país nas eleições de 2026.
•União Brasil e PP selam federação após histórico de rivalidade em 236 municípios; entenda
Essa é a quarta federação partidária formalizada no Brasil. As outras são: Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Psol/Rede e PSDB/Cidadania.
Leia também:
•Alan Sanches diz que federação União-PP fortalece grupo de ACM Neto para 2026
•Caso nova federação seja oficializada, Jerônimo garante que PP ficará sem deputados na ALBA
• Líder do União Brasil na Alba não descarta debandada do partido após federação com PP