União Europeia anuncia pacote de 1 bilhão de euros para o Afeganistão
Valor possui acréscimo de 700 milhões que havia sido prometido anteriormente

Foto: Reprodução/G1
A União Europeia informou nesta terça-feira (12) que lançará um pacote de ajuda de 1 bilhão de euros (R$ 6,39 bilhões de reais) para o Afeganistão e alguns países vizinhos, com o objetivo de tentar conter uma série crise humanitária. O valor possui um acréscimo de 700 milhões no total que havia sido prometido anteriormente, de acordo com a chefe da Comissão Europeia, o órgão Executivo da UE, Ursula von der Leyen.
Segundo a política alemã em seu Twitter, o pacote combina ajuda humanitária "com a entrega de apoio específico para suprir as necessidades básicas do povo afegão e de países vizinhos". De acordo com von der Leyen, "todos precisamos fazer o que pudermos para reverter uma grave crise humanitária e o colapso socioeconômico do Afeganistão". A divisão exata e as condições para os recursos, no entanto, ainda não foram informadas.
A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que o país destinará 600 milhões de euros em auxílio financeiro para o país da Ásia Central nesta semana. Disse ainda que o reconhecimento político do Talibã não está em debate e que demanda o acesso de todas as agências da ONU ao país.
A assistência financeira foi informada durante uma cúpula especial do G-20 sediada pelo primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, o atual ocupante da Presidência rotativa do grupo.