• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Unicef: 1 em cada 7 jovens podem sofrer transtornos mentais em razão da pandemia

Unicef: 1 em cada 7 jovens podem sofrer transtornos mentais em razão da pandemia

Um mapeamento revela que apenas 2% dos orçamentos públicos de saúde no mundo são destinados para cuidados mentais

Por Da Redação
Às

Unicef: 1 em cada 7 jovens podem sofrer transtornos mentais em razão da pandemia

Foto: Reprodução/R7

O neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre o alerta do Unicef (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para Infância), durante a edição desta segunda-feira (11) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, acerca dos efeitos da pandemia para crianças e adolescentes.

De acordo com o principal relatório da organização, as novas gerações correm o risco de sentir o impacto da saúde mental por anos. Isso porque crianças e jovens ficaram longe do ambiente escolar, dos amigos, das brincadeiras e até de pessoas da família por muito tempo, fatores considerados fundamentais durante a infância.

A estimativa é preocupante. Uma em cada sete crianças e adolescentes pode sofrer com algum transtorno mental futuramente. O relatório do Unicef também mostra que tem sido feito muito pouco para combater o problema. Um mapeamento revela que apenas 2% dos orçamentos públicos de saúde no mundo são destinados para cuidados mentais.

Fernando Gomes ainda afirmou que os efeitos psicológicos da pandemia podem afetar crianças e jovens de formas diferentes, a depender da faixa etária. Nos mais novos, de acordo com o médico, o cérebro ainda é muito “plástico” e pode se adaptar mais facilmente à vida pós-pandemia.

“Já as crianças mais velhas e adolescentes tiveram um impacto diferente do que conhecemos. É difícil avaliar o que vai acontecer no futuro, mas podemos imaginar que, provavelmente, pode ocorrer uma tendência a interpretar o mundo como algo perigoso — o que é bastante preocupante”, alertou.

“Essa atenção [para a saúde mental] é importante que aconteça desde casa até a escola e na sociedade como um todo, para que não tenhamos uma próxima geração extremamente comprometida por um problema que foi efeito secundário da pandemia.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.