Unicef se junta a Pfizer para fornecer tratamento oral contra a Covid-19
O acordo busca garantir que países de rendas baixa ou média tenham acesso a este novo tratamento

Foto: ADB/Richard Atrero de Guzman
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), informou que assinou na terça-feira (22), um acordo com a farmacêutica Pfizer para o fornecimento do novo medicamento oral nirmatrelvir/ritonavir, conhecido pelo nome comercial Paxlovid, que atua no combate a Covid-19.
De acordo com o Fundo, serão doados 4 milhões de tratamentos do antiviral e a aquisição das doses pela agência da ONU dependerá da demanda dos países, recomendações clínicas e das aprovações necessárias.
O acordo firmado pela Pfizer com Unicef busca garantir que países de rendas baixa ou média tenham acesso a este novo tratamento. Os comprimidos serão enviados para 95 nações e o Unicef trabalhará em conjunto com a OMS e parceiros como Fundo Global e Unitaid, para garantir acesso igualitário do remédio.
O órgão federal americano que regulamenta medicamentos e alimentos, FDA, emitiu uma autorização de uso emergencial do comprimido nirmatrelvir/ritonavir para tratar casos leves ou moderados de Covid-19, em dezembro de 2021. Atualmente, o medicamento está sendo avaliado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo a OMS, até o dia 21 de março, foram confirmados 469.212 milhões de casos de Covid-19 e mais de 6 milhões de mortes. A instituição ainda afirmou que os países mais afetados nos dois anos de pandemia são os Estados Unidos, o Brasil e a Índia.