Urgente: Sesab confirma primeiros casos da variante Delta na Bahia

Sequenciamento detectou, também, a variante Beta

Por Da Redação
Ás

Urgente: Sesab confirma primeiros casos da variante Delta na Bahia

Foto: Reprodução/Banco de Imagens

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou nesta quinta-feira (26) os primeiros casos das variantes Delta e Beta do coronavírus no estado. As variantes foram detectadas por meio de um sequenciamento genético feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que constatou três amostras da variante Delta e uma da variante Beta no estado.

O governador Rui Costa se reuniu com técnicos da Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab), nesta quinta-feira (26), para propor o início imediato da aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 após variante indiana Delta e a sul-africana, Beta, serem identificadas no estado. A medida foi aconselhada para 281 estados que já alcançaram a faixa etária de 18 anos.  A medida será pauta da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que acontecerá nesta sexta-feira (27), que é uma instância deliberativa do SUS que reúne representantes dos 417 municípios.

A secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim afirma que "281 municípios se enquadram nesta característica, sendo que a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca", afirma.

A dose de reforço foi confirmada ainda nesta quinta-feira (26). Estima-se que um público superior a 950 mil pessoas receberam a aplicação. Inicialmente, a ação será destinada a todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses.

A secretária explica ainda que apesar da detecção das variantes, a Gamma, originária em Manaus, ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado. “Dois tripulantes de um navio com bandeira estrangeira testaram positivo para a variante Delta e Beta, porém, neste caso, a embarcação estava em isolamento, impossibilitando contactantes. Já as duas outras amostras foram detectadas em pacientes residentes nos municípios de Feira de Santana e Vereda”, disse.

O Lacen-BA analisou amostras de mais de 150 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. Além de realizar 520 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19 

A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.