US Chamber envia carta à Casa Branca solicitando suspensão do tarifaço ao Brasil
Presidente Donald Trump assinou medida que oficializa cobrança das tarifas nesta quarta (30)

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A US Chamber of Commerce, maior entidade empresarial dos Estados Unidos, encaminhou nesta quarta-feira (30) uma carta à cúpula do governo Donald Trump solicitando a suspensão do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros.
Faltando dois dias para o começo da aplicação das tarifas, o ofício foi encaminhado ao secretário americano de Comércio, Howard Lutnick, e ao chefe do USTR (Representação Comercial da Casa Branca), Jamieson Greer.
"Escrevo para transmitir as preocupações significativas de nossos membros sobre as possíveis repercussões da imposição de uma tarifa de 50% sobre as importações do Brasil", inicia a carta, que foi assinada pelo vice-presidente sênior da US Chamber, John Murphy.
"A imposição dessa tarifa elevada, em resposta a processos judiciais internos, corre o risco de desencadear uma reação negativa no Brasil — e medidas retaliatórias potencialmente significativas — que imporão altos custos a empresas, trabalhadores e agricultores americanos", prossegue o texto.
"Instamos que a ameaça de impor tarifas em 1º de agosto seja deixada de lado e que seja adotada uma abordagem mais deliberada para lidar com as barreiras comerciais injustas do Brasil, que permita análises baseadas em evidências, consulta às partes interessadas e engajamento bilateral", segue a mensagem.