Uso obrigatório de máscara na rua acaba neste mês em Portugal
Obrigatoriedade encerra no próximo domingo (12)

Foto: Getty Images
A líder do Partido Socialista (PS) de Portugal, Ana Catarina Mendes, disse à TSF Rádio Notícias que a sigla não vai propor no parlamento a renovação da obrigatoriedade do uso de máscara na rua, que se encerra no próximo domingo (12), para conter a pandemia. "Não vemos necessidade de prorrogar esta obrigatoriedade, vemos a necessidade de continuarmos todos a ter os cuidados que temos de ter, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde", explica Ana Catarina Mendes, sublinhando que "há um entendimento generalizado de que a obrigatoriedade do uso da máscara não está em cima da mesa".
O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Adão Silva, também defendeu à emissora que só um agravamento da pandemia nos próximos dias impediria os sociais-democratas de defender o fim das máscaras na rua. Atualmente, a taxa de contágio da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, está controlada no país.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado pelas autoridades do país, a taxa de incidência (média de novos casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias) nacional baixou de 295,5 para 276,0 casos. Em Portugal continental, a taxa de incidência baixou de 302,6 para 283,8 casos. Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.810 pessoas e foram contabilizados 1.047.710 casos de infeção pelo novo coronavírus confirmados.